DIA DO DATILÓGRAFO

Que dia é hoje? 🤔

Esse profissional era responsável por redigir textos, cartas, ofícios em escritórios e repartições públicas, até a década de 80. A partir daí as máquinas de datilografar foram substituídas por computadores pessoais.

O datilógrafo utilizava a máquina de escrever imprimindo o texto escrito diretamente sob a folha de papel, então, esse profissional precisava ter uma destreza muito grande e dominar totalmente a técnica de escrever a máquina para evitar erros.

Uma Curiosidade para quem estava aprendendo a usar a máquina: o aluno era obrigado a decorar o posicionamento de cada letra do teclado para conferir rapidez à escrita. As aulas eram feitas com os olhos vendados, e o aluno rebatia incansavelmente as letras até decorar.

A profissão de datilógrafo era bem requisitada, pois eram poucos profissionais preparados, que conseguiam realizar com destreza a função. Muitos destes profissionais se atualizaram e atualmente usam os teclados de computadores para digitar com agilidades seus textos.

Por: Edmara Tayse
Fonte: Universo Retrô