NADA SE PERDE, TUDO SE COZINHA!

A sustentabilidade tem ganhado destaque devido ao comportamento predatório do ser humano frente aos recursos naturais. O reaproveitamento dos alimentos vem ganhando forma especial, objetivando menor impacto ambiental, redução de custos ao consumidor e aproveitamento de partes nutritivas dos alimentos antes jogadas no lixo.

A preocupação em reduzir o impacto ambiental causado pelo ser humano é crescente nos últimos anos, com isso a busca em aproveitar os alimentos em sua forma integral, reduzindo a produção de lixo e o descarte de alimentos aptos para o consumo.

A conscientização por parte da população em aproveitar os alimentos de forma integral colabora não apenas na questão socioeconômica, mas também no aumento da qualidade nutricional do alimento ingerido.

A grande maioria dos alimentos podem ser aproveitados 100%. Diversos nutrientes estão presentes em partes dos alimentos que são geralmente descartadas. Por exemplo, as cascas de batatas doce, baroa e inglesa podem ser aproveitadas, você pode assar batatas no forno com ervas com a própria casca. Bagaços de sucos podem ser usados em bolos, na sua maioria são muito ricos em fibras. Outras partes como folhas de cenoura e beterraba, bem como sementes de abóbora também podem ser usadas em diversas receitas.

Mas um fato relevante que devemos nos atentar é a necessidade da limpeza dessas partes dos alimentos, já que estes estão mais sujeitos ao contato com sujidades.

Além de toda essas possibilidades, as partes de alimentos que não podem ser reaproveitados, podem servir para compostagem, e transformar todo o resíduo em adubo natural para as plantas, e dessa forma não gerando mais lixo.

O aproveitamento integral consiste em pequenas mudanças no nosso dia a dia que fazem um grande bem para nós, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, através do consumo sustentável.

Por: Anna Kelly
Fonte: organomix.com.br; LINHARES, et al, 2019.

NADA SE PERDE, TUDO SE COZINHA!