DIA NACIONAL DO MEDICAMENTO GENÉRICO

Que dia é hoje? 🤔

Hoje, 20 de maio, é comemorado o dia Nacional do Medicamento Genérico. Desenvolvidos pela primeira vez na década de 1960, nos Estados Unidos, e em 1999 o Ministério da Saúde do Brasil divulgou a Lei 9.787, responsável por criar os medicamentos genéricos e similares.

De forma geral, o motivo para o preço baixo dos genéricos, é eles serem feitos a partir de patentes já expiradas, suas formulações já estão bem definidas e não há necessidade de investir altas somas de dinheiro em pesquisas. Além de não haver nenhuma marca a ser divulgada, portanto não há gastos com marketing.

Outro fato importante é que a concorrência entre genéricos e medicamentos de referência tende a baixar o preço de ambos, beneficiando o consumidor de todas as formas.

A importância dos genéricos está associada à oferta de medicamentos seguros, eficazes e com qualidade, possibilitando garantia de acesso a produtos com menor preço.

A cada ano novos genéricos testados e aprovados começam a ser vendidos. Segundo a Anvisa, 126 novos medicamentos foram registrados e passaram a ser comercializados no Brasil só em 2018. Isso significa que a cada ano aumentam as opções para que todos possam cuidar melhor da saúde.

Por: Estevão Anatriello
Fonte: Anvisa e Conselho Regional de Farmácia de MG