DIA NACIONAL DE COMBATE À CEFALEIA

Que dia é hoje?🤔

Esta data foi criada pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) para alertar a população sobre as fortes dores de cabeça.

Segundo dados divulgados pela SBCe, a doença atinge 15% da população mundial, sendo que 2% desse número tem o problema de forma crônica. No Brasil, pelo menos 30 milhões de pessoas têm enxaqueca, que é três vezes mais comum em mulheres do que em homens.

Quais são os sintomas da enxaqueca?
A enxaqueca se caracteriza por fortes dores de cabeça durante 15 dias ao mês, durante três meses. Alguns dos principais sintomas são náuseas, vômitos, foto e fonofobia, sempre acompanhadas de dores intensas que podem durar de 4 a 72 horas.

Que fatores desencadeantes da enxaqueca?
Os principais fatores que podem desencadear a doença são: exposição à fortes luzes; muito barulho; fortes odores; pular refeições; ingerir grandes quantidades de café, vinho tinto, chocolates, entre outros; estresse e mudanças na rotina; menstruação; e uso de contraceptivo que contém estrogênio.

Quais são os tipos de tratamento?
A enxaqueca pode ser tratada, primeiro, de forma preventiva, apenas com mudanças dos hábitos do paciente, por meio de técnicas de relaxamento, fisioterapia e psicoterapia, atividades físicas e sono reparador.

Caso seja necessário usar medicamentos, poderão ser usados de duas formas: preventiva, para diminuir a frequência; ou aguda, para tirar o paciente da crise. Não sinta dores, procure um especialista.

Por: Edmara Tayse
Fonte: Revista da Farmácia

DIA NACIONAL DE COMBATE À CEFALEIA