DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Que dia é hoje?🤔

Essa data surgiu em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país e que até hoje segue impune. O fato ocorreu com uma menina de apenas 8 anos, que foi violentamente assassinada em Vitória-ES, no dia 18 de maio de 1973.Hoje, esse dia foi instituído oficialmente pelo Brasil, pela Lei n°9.970, de 17 de maio de 2000.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, o número de casos e denúncias de casos de violência sexual só vem crescendo cada vez mais. O objetivo dessa data é conscientizar a sociedade desse mal que acaba a vida de milhares de jovens todos os anos.

Dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, um aumento de quase 14% em relação a 2018. O levantamento da ONDH permitiu identificar que a violência sexual acontece, em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito, mas é cometida por pai ou padrasto em 40% das denúncias.

Campanha Faça Bonito

A Campanha foi desenvolvida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, hoje no seu 21° ano de mobilização e busca sensibilizar e informar toda a sociedade sobre a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O símbolo da campanha é a flor e está disponível para todos que querem ajudar a promover a campanha.

Por: Edmara Tayse
Fontes: Campanha Faça Bonito e Ministério da Saúde

DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL