IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Falar de reciclagem na educação infantil é fundamental, pois desde cedo ocorre a sensibilização das crianças sobre o consumismo, a escassez e os cuidados com o meio ambiente.

Sendo trabalhada de forma contextualizada e reflexiva, a reciclagem integrada aos demais temas cotidianos da criança, passa a fazer mais sentido para elas, e colabora para a formação da cidadania e a solidariedade intergeracional.

Através de atividades lúdicas e divertidas são consideradas ideais para despertar o interesse da criança sobre a importância da preservação do planeta, pois para a criança são potentes ferramentas para a aprendizagem.

Então, os trabalhos com reciclagem, podem oportunizar à criança momentos de criatividade e criação, aprendendo formas de reaproveitar materiais, desenvolver habilidades artísticas artesanais, bem como a importância desse tipo de ação para a preservação do meio ambiente.

A confecção de brinquedos com materiais reciclados é uma maneira simples, atrativa e efetiva de mostrar às crianças que materiais que normalmente são jogados no lixo, podem se tornar objetos úteis e interessantes. Promovendo a reflexão para a integração dos problemas socioambientais.

Podendo mobilizar toda comunidade escolar, engajada nos diversos trabalhos e saberes desenvolvidos com a reciclagem, estimulando as crianças e integrando conhecimentos das diferentes disciplinas.

Por: Larissa Carvalho
FONTE: Reciclagem na educação infantil: aprenda como inserir o assunto desde cedo (SITE Saneamento em pauta)

IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL