ARTE AMBIENTAL COM MOSAICOS DE CERÂMICAS NA CIDADE DE JUAZEIRO-BA

Resíduos sólidos da construção civil compõem grande parte do lixo gerado pelas atividades humanas. O acúmulo desses materiais em aterros, que já estão saturados de resíduos descartados incorretamente, acaba gerando problemas para o meio ambiente.

Pensando nisso, os integrantes do Projeto Escola Verde reutilizaram parte dos resíduos coletados em lojas de materiais de construção e residências para fazer arte ambiental. A ação contou com a orientação do artista visual Alex Alves e ocorreu durante os meses de março e abril de 2021, na cidade de Juazeiro-BA.

Os voluntários confeccionaram mosaicos representando os quatro elementos da natureza, água, terra, fogo e ar, utilizando cerâmicas quebradas coletadas pelos integrantes. Ações de arte ambiental sensibilizam a comunidade em torno da reutilização dos resíduos e do papel da arte na promoção da educação ambiental. As obras artesanais foram doadas para o Instituto Gnóstico de Antropologia do Brasil (IGA), em Juazeiro-BA, e estão disponíveis para visitação.

Participaram das atividades Steffane Micaelle, Alan Alves e Alex Moreira.

Por: Carlos Costa e Silva
Categoria: Arte Ambiental