DIA MUNDIAL DO TRANSTORNO BIPOLAR

Que dia é hoje?🤔

Dia Mundial do Transtorno Bipolar

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno afetivo bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e é considerada uma das principais causas de incapacidade.

A causa exata do transtorno bipolar não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores como genética, estrutura e química do cérebro, além de fatores socioambientais.

As pessoas acometidas por esta doença alternam estados de espírito entre euforia e depressão. Os episódios maníacos incluem dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Já os episódios depressivos são caracterizados por falta de energia e motivação, além de perda de interesse nas atividades cotidianas. Os episódios de alteração de humor podem durar dias ou meses e também podem estar associados a pensamentos suicidas

O objetivo da celebração é chamar a atenção mundial para os transtornos bipolares, eliminar o estigma social e levar informação à população, educando e sensibilizando para a doença, que representa um desafio significativo para pacientes, profissionais de saúde, familiares e comunidade.

A data é celebrada no dia do aniversário do pintor holandês Vincent Van Gogh, diagnosticado como provável portador do transtorno.
Sua saúde mental importa, cuide-se!

Por Estevão Anatriello
Fonte: Ministério da Saúde.