PRODUÇÃO DE MÁSCARAS DE ACETATO PELO PEV

Com o aumento dos números de casos do novo coronavírus no começo de 2021, e a ameaça de uma crise sanitária nos estados brasileiros, as máscaras seguem mantendo papel fundamental na prevenção à COVID-19. As máscaras disponíveis no mercado têm algumas especificidades de acordo com o seu modelo e material.

A máscara de acetato, por exemplo, compõe os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) dos profissionais de saúde e de outras profissões que também atuam na linha de frente contra o vírus. A confecção desse equipamento é uma das iniciativas desenvolvidas pelo Projeto Escola Verde (PEV) para ajudar no combate ao coronavírus.

Os integrantes do PEV vêm recebendo, desde o ano passado, em suas casas, os materiais para a produção de máscaras de acetato. Somente nos meses de fevereiro e março de 2021, os integrantes conseguiram produzir aproximadamente 2.500 máscaras de acetato prontas para doação.

A confecção foi realizada nas próprias residências dos integrantes do projeto. Alguns desenvolvem a confecção com os seus familiares para facilitar a realização da tarefa, seguindo protocolos de segurança como o uso do Álcool 70% e a higienização dos materiais.

Ao final do processo as máscaras são higienizadas e embaladas para distribuição junto às unidades de saúde de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Os materiais são doados pelo Ministério da Educação, fortalecendo as ações da Universidade Federal do Vale do São Francisco no combate a pandemia do novo coronavirus.

Participaram da atividade Andressa Freire, Amanda Soares, Erika Pinheiro, Fernando Bagagi, Gabriel Cunha, Geórgia Virginnya, Isa Mariana, Jonatas Fernandes, Josivania Hoffmann, Maria Paula, Marlon Pereira, Matheus Vaz, Patrícia Barbosa, Pedro Souza, Raquel Rocha, Simone Amestoy, Susi Cavalcanti, Yan Anderson, Marília Cássia, Dannyel Macedo, Ramon Barros, Ramyres Coelho, Aryanne Souza, Auricélia Nunes, Beatriz Jordão, Edilázia Silva, Emilly Ribeiro, Emanuel Leite, Erica Cristina, Isabela Leão, Juliana Hermogens, Laísa Eduarda, Letícia Menezes, Louise Muricy, Márcia Denise, Natália Gomes, Raissa, Thaís Dantas, Wanessa Almeida, Gláucia Almeida, Hugo Andrade, João Herbet e Laura Gonçalves.

Por Sabrina Luz
Categoria: Confecção de máscaras