DESCARTE ADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA

O óleo de cozinha é muito utilizado no preparo de alguns alimentos nas residências brasileiras, e muitas pessoas não sabem realizar o devido descarte dos resíduos deste produto.

Quando o óleo é descartado na pia, por exemplo, e ele se mistura com a água do esgoto muda para o estado sólido e serve como cola das partículas sólidas, atrapalhando a passagem da água pelas tubulações, comprometendo o funcionamento das redes e estações de tratamento de esgoto.

Com a chegada desse material nos mananciais e na superfície dos lagos e rios resulta na morte de várias espécies aquáticas. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) acredita que a cada quatro litros consumidos no Brasil, um litro é descartado incorretamente. Ou seja, mais de 700 milhões de litros ao ano são lançados no meio ambiente, causando danos irreparáveis.

Hoje em dia existem vários postos de coletas de óleo espalhados pelo Brasil, na intenção de reciclar o óleo de cozinha usado. Para funcionar esses postos precisam contar com a ajuda da população, com o descarte adequado junto aos pontos de coleta, para que esses resíduos sejam reciclados da melhor forma, evitando a contaminação do meio ambiente.

Na imagem temos dicas para fazer o descarte de óleo adequado e ajudar o meio ambiente.

Vamos fazer nossa parte?

Por: Greyciane Santana
Fonte: AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.