DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Que dia é hoje?🤔

DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Data da assinatura da Lei Áurea, o 13 de Maio de 1888, é comemorado como o Dia da Abolição. Sendo comum conferir à Princesa Isabel a responsabilidade quase total pelo evento. Entretanto, a abolição da escravatura ocorreu gradualmente, com suas discussões se desenrolando ao longo de todo o período imperial. É interessante perceber que a data sequer é comemorada pelo movimento negro. Isto em decorrência dos termos em que se deu a libertação dos escravos.

A abolição da escravidão foi o desfecho de um processo longo, que por razões políticas, econômicas e sociais, levou ao desmantelamento da escravidão no Brasil. Antes da promulgação da Lei Áurea, outras três leis começaram a dificultar e encarecer a manutenção do trabalho escravo no país; resultado do engajamento popular contra essa instituição, e a pressão popular sobre o Império.

Porém, a escravidão na sociedade não foi definitivamente abolida. Mesmo com a lei em vigor, os escravos não foram devidamente integrados à sociedade como cidadãos com direitos, ficando sem moradia e estruturas básicas para viver.

Desta forma, o Dia da Consciência Negra é uma reivindicação do Movimento Negro, trazendo como símbolo histórico o Zumbi dos Palmares como figura de luta e resistência dos escravos negros pelo período escravocrata que durou pelo menos 300 anos no Brasil. A data foi estabelecida no Brasil no dia 20 de novembro de 2011, faz referência a morte do Zumbi dos Palmares, em 1965, porém, é celebrado pelo Movimento Negro desde 1960.

Por Estevão Anatriello
Fonte: Biblioteca Nacional (BN) e Edições Câmara Brasília – 2008