É IMPORTANTE DESCARTAR CORRETAMENTE PILHAS E BATERIAS!

O descarte correto de pilhas e baterias é, sem dúvidas, um fator que colabora com a preservação do meio ambiente, já que, ao realizar tal atitude, a pessoa evita que as substâncias presentes nesse lixo eletrônico, que são tóxicos à saúde humana e ao ambiente, acabem nos solos, plantas, ar, lençóis freáticos ou na água que utilizamos no nosso cotidiano.

O risco existe porque esses produtos contêm metais pesados, como mercúrio, níquel, chumbo e cádmio, bem como várias outras substâncias tóxicas que são bioacumulativas no organismo humano e prejudiciais ao meio ambiente, ao contaminarem o solo, ar e água, causando danos de grandes proporções.

Assim, o descarte deve ser feito em lixeiras próprias para as pilhas e baterias, que apresentam indicação para esse tipo de lixo, são comumente laranjas e encontradas em shoppings, universidades, lojas de eletrônicos e outros locais. Dessa forma, é possível que recebam o tratamento adequado e passem pelos processos necessários para separação dos metais pesados, antes de serem destinados à reciclagem ou outras formas de cuidado com resíduos sólidos.

Fonte: Marques, 2013.
Por Giovana Rodrigues.
Categoria: Coleta Seletiva