TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO PLÁSTICO

Grande parte dos plásticos que usamos podem ser reciclados, fazendo com que entre outra vez na cadeia de produção e livre o meio ambiente de um monte de resíduos que a sua decomposição pode levar milhares de anos.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, resíduos de plástico podem levar mais de 400 anos para se decompor. Entretanto, não há informações concretas a respeito do tempo de decomposição de cada tipo de plástico.

  • Saco plástico: 20 anos;
  • Copo de espuma plástica: 50 anos;
  • Canudo: 200 anos;
  • Garrafa plástica: 450 anos;
  • Fralda descartável: 450 anos;
  • Linha de pescar: 600 anos.

Devemos nos preocupar cada vez mais com as enormes quantidades de plástico geradas no planeta, a grande dependência da população com a esse material e seu alto tempo de decomposição. Além de poluir e contaminar o solo, quando descartamos o plástico de forma incorreta pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam várias pessoas, especialmente em regiões periféricas. Sem contar também com a poluição visual que esse produto gera.

A disposição correta do lixo é de extrema importância para que materiais recicláveis não continuem no ambiente causando danos às espécies. Assim, é fundamental termos consciência ecológica e repensarmos todos nossos costumes de consumo. O tempo de decomposição de cada material deve influenciar em nossas decisões de aquisição e na destinação que daremos aos produtos.

Por: Luiz Henrique Santana
Categoria: Reciclagem
Fonte: Ecycle