BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO

As latas de alumínio, estão sempre presentes na vida de milhares de brasileiros, então, é correto que o volume de latinhas consumidas por dia em nosso país é alto. Por isso, a reciclagem desses materiais é de extrema importância e você deve colaborar realizando a coleta seletiva.

O alumínio é um material infinitamente reciclável e conserva aproximadamente a mesma qualidade do material original, diversamente do plástico e do papel, que quando reciclados perdem um pouco de sua característica.

O material tem um ciclo bem acelerado de recuperação – em 30 dias, uma latinha pode ser adquirida, utilizada, recolhida, reciclada, virar latinha novamente e retornar ao supermercado. Latinhas de alumínio tem disponibilidade de distribuição por toda região nacional, sem interrupções sazonais e sua coleta e compressão são fáceis de concretizar, todos esses são fatores que reúnem pontos a favor.

Por felicidade, o Brasil é o maior reciclador de alumínio desde 2001 – e parte desse episódio se deve justamente por conta das latinhas. Em 2016, nosso país reciclou 97,7% das latas produzidas por aqui – o que vale cerca de 280 mil toneladas de alumínio reaproveitadas.

Uma das boas vantagens da reciclagem do alumínio é que ela serve de fonte de renda para milhares de brasileiros que precisam, eles revendem as latinhas para que as próprias companhias fabricantes de alumínio criem novos produtos com custos mais baixos.

As latas de alumínio necessitam ser separadas do lixo comum ainda na residência, e então, dirigidas para a coleta seletiva.

Por: Luiz Henrique Santana
Categoria: Reciclagem
Fonte: Recicla Sampa