DESCARTE DE EFLUENTES NA NATUREZA

Já parou para pensar na quantidade de lixo produzido durante o processo de fabricação, etiquetagem e transporte de produtos que costumamos comprar?

Aqui daremos ênfase no descarte de efluentes após a fabricação. Efluentes são despejos líquidos ou gasosos provenientes de um estabelecimento industrial.

Quando a água usada na fabricação é descarta, ela é imprópria ao consumo e necessita de tratamento, devido à alta demanda química imposta.

E como se dá o tratamento dessas aguas residuais? Algumas etapas desse tratamento incluem a remoção de possíveis sólidos e a remoção de matéria orgânica, que por vezes, é toxica para o uso e toda essa matéria orgânica resultante é reduzida e desidratada. Esse produto resultante é rico em minerais e pode ser usado na agricultura.

Mesmo com esses processos, ainda há grande descarte de efluentes sem tratamento. Algumas medidas podem ser tomadas como a substituição de matérias-primas identificadas como potencialmente tóxicas e a adoção de novos processos de tratamento desses efluentes visando à prevenção de danos de alto impacto no ecossistema.

Por: Amanda Monteiro e Marcus Antonio.
Categoria: Mobilização Ambiental
Fonte: SOUZA et al., 2019.