PEV COLABORA COM COMBATE A INCÊNDIO NO LIXÃO DE SENTO SÉ (BA)

No início da noite do dia 26 de fevereiro de 2021, foi acionado o grupo Brigadista Força e Resgate, no município de Sento Sé, no Sertão da Bahia, para o combate à um incêndio no lixão da cidade.

O que parecia ser uma ocorrência rotineira, se converteu rapidamente num desastre ambiental iminente, com a fumaça chegando a várias áreas do município onde residem cerca cerca de 40 mil pessoas. O controle dos focos somente ocorreu no dia 01 de Março, cinco dias após o inicio do incêndio.

A catástrofe poderia ter sido maior não fosse o empenho dos brigadistas, Dentre eles, a integrante do Projeto Escola Verde, Helisandra Reis. O PEV também colaborou através de diálogos com os catadores para evitarem uso de fogo no local, e orientações para o cadastro em programas de assistência social.

As ações ocorreram em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Obras do município. Não se sabe a causa do incêndio, mas provavelmente foi intencional, tendo em vista ser um local aberto onde transitam várias pessoas.

Sento Sé, assim como muitos outros municípios brasileiros, sobretudo os menores, enfrentam o desafio de implementação de aterros sanitários e uma política de tratamento dos resíduos sólidos que inclua os catadores e toda população.

Categoria: Mobilização Ambiental