COMBATE A COVID-19: PRODUÇÃO DE ÁLCOOL 70%

Visando contribuir para frear o avanço do novo Coronavírus, integrantes do Programa Escola Verde produziram e envazaram álcool líquido e em gel 70% para os profissionais da área de saúde.

As ações ocorreram na segunda quinzena de Outubro, no Laboratório Farmacotécnico da Univasf, com o qual o PEV tem parceria. Os integrantes do PEV do curso de Farmárcia aprenderam sobre os processos fisicoquímicos envolvidos na produção do álcool, e ainda fizeram a diferença ajudando no combate a Pandemia e a crise emergencial de saúde que vivemos.

Participaram de todo processo, desde a higienização das bancadas e dos vasilhames, lavagem de vidrarias, pesagem de insumos, produção do álcool por meio da homogeneização da mistura do álcool absoluto com os demais produtos químicos, a inserção em embalagens de repouso para posterior envase, produziu-se álcool em valores a 70° inpm, com o uso do alcoômetro para analisar o grau do teor de álcool absoluto e o termômetro para saber a temperatura são fundamentais nesse processo. Os lotes foram submetidos a um rigoroso controle para garantir um produto dentro dos padrões de qualidade exigido pela legislação.

O benefício dessas ações é muito grande, tendo em vista o total de pessoas impactadas, uma vez que o álcool produzido evitará a evolução da contaminação e salvará muitas vidas na região do Vale do São Francisco. Foram produzidos cerca de 1.500 litros de álcool 70% por semana, os quais são destinados ao Hospital Universitário, Unidades Básicas de Saúde, hospital de campanha e profissionais da área de saúde.

Participaram os integrantes do PEV Márcia Denise, Ramon Nery, Leonardo Luiz, Louise Muricy, Renata Rivelli, Talita, Fabiana Macedo, Beatriz Alves, Joanice Matos, Mariane Marques, Amanda Lara, Marcus Antonio, Cláudio Noedhy, Samara de Souza, Lucas Braga, Izabela Fonsêca, Natália Catarine, Amanda Alves, Gabriela Silva, Fabiana Macedo, João Pedro, Randson Modesto e Pedro Cadidé.

Agradecemos e reconhecemos o apoio e suporte das professoras Ana Cacia, Edigênia, Joyce Kelly e Larissa Rolim, além das residentes Natália e Josi.

Por: Alécio Farias
Categoria: Produção de álcool