RADIAÇÃO E SAÚDE ☢️⚛️

A radioatividade pode ser natural, encontrada em elementos que estão dispostos na natureza ou artificial, pela criação de elementos radioativos em laboratório. Materiais radioativos têm muitas aplicações no mundo atual, seja na medicina, na agricultura ou na indústria. Todavia, quando esses materiais são descartados de maneira inadequada, causa danos, muitas vezes fatais à saúde humana e ambiental, como foi o caso do “acidente” com o césio 137, em Goiania (GO), no século passado.

Impacto da Radiação na Saúde Pública

Na saúde, com as inovações tecnológicas em radioterapia e medicina nuclear, a quantidade de substancias radioativas usadas só aumentam. Essas substâncias quando descartadas, em meio hospitalar, recebem classificações e a partir de seu grau de periculosidade, e têm destinos diferentes, sendo necessário passar por processos de tratamento.

Danos da Radiação ao Meio Ambiente

Quando essas substancias chegam ao meio ambiente sem tratamento prévio, em contato com os seres que o habitam, causam danos que são extremamente prejudiciais à vida, como a poluição de solo, lençóis freáticos, rios, lagos, animais, plantas e o próprio ser humano.

Impacto da Radiação na Saúde Humana

Na saúde humana, essas substâncias podem causar o desenvolvimentos dos mais variados tipos de cânceres, alterações cromossômicas, mal formações fetais e até mesmo a morte.

O que Pode ser Feito para Reduzir o Impacto no Meio Ambiente?

Essas substâncias devem ser descartadas e receber tratamento adequado antes de chegar ao meio ambiente e as instituições de saúde devem ser fiscalizadas de maneira constante para assegurar o uso e descarte apropriados. Ainda, multas devem ser aplicadas para as instituições que descartarem e fizerem uso de maneira inadequada.

Até meados do século passado não se tinha muita noção dos efeitos nocivos à saúde com o uso de materiais radioativos. Muitos produtos continham materiais radioativos e eram vendidos como uma vantagem para a saúde, como chocolates, pasta de dente, maquiagem, água, tintas e até preservativo.

Fonte:
.CAFURE & PATRIARCHA-GRACIOLLI, 2015 .
.revistagalileu.globo.com

Por: Rebecca Leão e Adeildo Magalhães
Categoria: Saúde Ambiental