HORTAS MOBILIZAM COMUNIDADES

Integrantes do Programa Escola Verde mobilizaram familiares, vizinhos e amigos para a realização do plantio de hortas orgânicas em suas próprias residências. Desta forma além de contribuírem para o meio ambiente, também produzem alimentos para consumo das pessoas envolvidas, constitui um importante exercício de educação ambiental.

As atividades impactaram cerca de 200 pessoas, ocorreram entre 07 e 30/10/20, e consistiram na preparação do terreno e plantio de legumes e hortaliças, como alface lisa, alface crespa, coentro, cebolinha, tomate, rúcula, pimenta e maxixe; muitas vezes utilizando materiais recicláveis.

A estudante Laura Gonçalves realizou o plantio com o auxílio de um amigo engenheiro agronômico e de seu pai, Pedro da Nóbrega. Para o Sr Pedro: “Foi muito prazeroso ajudar a minha filha nesse processo e sabendo que daqui uns dias vamos estar consumindo o que plantamos em casa; além disso, sabendo que estamos ajudando o meio ambiente”, defendeu.

A estudante Bárbara Alves mobilizou sua família, a exemplo de sua irmã Bruna Alves, de 8 anos, que ficou muito animada com a atividade, para o plantio de alface, couve, tomate cereja, cebolinha e pimentão amarelo, reutilizando canos velhos para o suporte do solo da horta. “Já está crescendo alguns, que lindo. Logo vamos ter folhinhas grandes para comermos”, comentou a pequena Bruna, alguns dias depois.

Ocorreram também ações de estudantes da área de saúde com o desenvolvimento, plantio e cuidado com a horta do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro João de Deus, em Petrolina-PE.

Participaram das atividades, Laura Gonçalves, Bárbara Alves, Gean dos Reis, Beatriz Alves, Amanda Soares, Glaucia Kamilla, Julia Assucena, Ramon Nery, Raissa Evanuelle, Henrique da Luz, Kamilla Andrade, Italo Felipe, Camila Pereira, Cleusa Andrade, Larissa Chaves, Laura Brunna, Gabriella Tavares, Micaela Leite, Lilian Cardoso, Natália Gomes, Larissa Rocha, Larissa Chaves, Amanda Lara, João Antonio, André Neves, Amanda Felix, Cristiane Lima, Claúdia Vanessa, Marcus Antonio, Renata Rivelli, Thaysa Cavalcanti, Lilan Cardoso, Aryanne Souza, Luiz Gustavo, Tacylla Oliveira, Maria Clara, Camila Monteiro e Diego de Freitas.

Por: Marcelo Alcântara
Categoria: Horta Agroecológica