COLETA E DESCARTE ADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA

O descarte de óleo incorreto pela pia é a principal causa de entupimento da rede de esgoto, uma vez que ele pode ficar incrustado nos encanamentos, contribuindo ainda para a proliferação de organismos patológicos, além de poluir rios, lagos e lençóis freáticos. Com esta preocupação, integrantes do Programa Escola Verde realizaram, na segunda quinzena de Outubro, ações para promoção da coleta e descarte apropriado de óleo de cozinha em suas residências, de seus amigos e familiares, atingindo cerca de 50 pessoas diretamente.

Um exemplo de ação que foi além da sua própria casa partiu do estudante Igor Figueira em Petrolina-PE, que estimulou a coleta do óleo de cozinha usado na casa de cinco moradores de sua rua, os quais combinaram de levar juntar o produto em garrafas Pets e levar periodicamente até um ponto de coleta da região.

O estudante Hugo Andrade também mobilizou seus vizinhos para a ação, em Juazeiro-BA, mobilizando cerca de 10 famílias; “Foi bom porque eu não sabia fazer o descarte certo”, explicou Davi Magalhães, um dos moradores que coletou e doou óleo.

Outros estudantes participaram da ação, como Igor Figueira, Hugo Andrade, Louise Muricy, Cristiane Lima, Rayane Araujo e Hugo Andrade.

Por: Marcelo Alcântara
Categoria: Coleta Seletiva