AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A COLETA SELETIVA

O descarte inadequado de dejetos reflete uma cultura de desrespeito ao meio ambiente e de risco à saúde ainda muito presente em nossa sociedade, sendo capaz de resultar na obstrução das redes de esgoto, poluindo o solo, a água, prejudicando todo ecossistema e, consequentemente, a sociedade humana.

Visando colaborar com a superação destes problemas, Integrantes do Projeto Escola Verde realizaram ações de educação ambiental sobre o descarte incorreto do lixo nos municípios de Subaúma-BA, Senhor do Bonfim-BA, Juazeiro-BA, Petrolina-PE e Triunfo-PE, impactando cerca de 200 pessoas no mês de outubro, incluindo pessoas que transitavam nos locais e moradores vizinhos que foram sensibilizados.

As atividades respeitaram as normas de biosegurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, tais como distanciamento social, uso de EPIs e higienização das mãos.

Em Senhor do Bonfim-BA, no dia 16 de outubro, os alunos Pedro Antonio e Carlos Daniel realizaram uma ação pra promoção da coleta na estação ferroviária da cidade, que é ponto turístico da região. “Executar uma ação em prol da minha cidade é algo inesquecível. Só queria que todos pudessem contribuir também, jogando lixo somente no local adequado”, declarou.

Na praia de Subaúma-BA, o discente Quevin Santos coletou alguns dejetos que ficam acumulados quando a maré está baixa. A redução da quantidade de lixo lançado no mar é fator de impacto para o ciclo de vida de várias espécies, como das tartarugas, que tendem a parar de pôr ovos em praias poluídas, onde antes eram berçários naturais para sua espécie.

Na Orla de Juazeiro-BA os integrantes do PEV realizaram, em duas ocasiões, ações para promoção da coleta seletiva a fim de demonstrar para a população a importância do descarte adequando dos rejeitos sólidos. As atividades ocorreram em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), e abrangeu desde a parte superior da orla quanto a porção a beira rio, resultando em mais de 20 sacos de 100 litros coletados.

Participaram da ação, ítalo Felipe, Beatriz Alves, Ruth Carvalho, Joanice Matos, Amanda Alves, Marcus Antônio, Mariane Marques, Fabiane Macedo, Aryanne Kevillyn, Glaúcia Kamila, Raissa Evanuelle, Francieldo dos Santos, Gean dos Reis, Alécio Vinícius, João Herbert, Gustavo Ramires, Thais Souza, Auricélia da Rocha, Pedro Cadidé, Tâmara Stefane, Julia Assucena, Bruna Alexandre, Danilo Alves, Ramon Nery, Milena Cariolano, Ariadnny Leal, Jailton Rodrigues, Jhonyd Jhonata, Athur Cenda, Taillane Santos, Erica Cristina, Hugo Andrade, Pedro Lanfredi, Larissa Chaves e Henrique Panta.

Por Marcelo Alcântara
Categoria: coleta Seletiva