ATIVIDADES DE HORTAS AGROECOLÓGICAS

No final de outubro e primeira metade de novembro, integrantes do Projeto Escola Verde deram prosseguimento as atividades de cuidado e colheita de hortas produzidas com o auxílio de familiares, amigos e vizinhos. Enquanto outros iniciaram o processo de plantio das hortaliças e legumes pela primeira vez. Foram impactadas aproximadamente 60 pessoas, em Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Campinas-SP, Senhor do Bonfim-BA e Fortaleza-CE.

Atividades com hortas são um importante exercício de educação ambiental, com benefícios para a natureza, para saúde mental em época de pandemia, para a produção de alimentos orgânicos e para a ambientação doméstica.

O estudante Túlio Bnonviccini, no município de Petrolina-PE utilizou baldes e bacias reciclados, que poderiam ser descartados, para o armazenamento do solo adubado que foi usado para plantio de cebolinha. Foi uma atividade social integrativa envolvendo toda família, como seu filho que se animou em regar as plantas e seu sogro, Sr. Israel Alves, que deixou registrado que: “gostei muito dessa ideia, porque trouxe serventia ao que seria lixo e, ainda, nos ajuda no consumo do que é dado na horta”, defendeu satisfeito.

Na cidade de Campinas-SP, o estudante Igor Figueira também optou por utilizar reciclagem junto a atividade de horta. Inicialmente ele reutilizou potes plásticos para guardar as sementes de tomate e mantê-las em um ambiente até brotarem. Em seguida, foram movidas para uma caixa de ovos que serviu de sementeira, até crescerem o suficiente para serem transferidas para o solo.

O discente Pedro Antonio, morador de Senhor do Bonfim-BA, realizou o plantio de coentro em sua residência, inicialmente furando a parte inferior do recipiente para drenagem e posterior inserção de terra e adubo aviário, para finalmente plantar as sementes adquiridas. Sua mãe, D. Analúcia Rosa declarou empolgada: “meu filho cada vez com mais ideias muito legais e que com certeza está contribuindo para o bem do meio ambiente. A plantação do coentro será o ponto inicial para a horta que aos poucos será desenvolvida nos recipientes”, comentou satisfeita.

No Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do bairro João de Deus, em Petrolina-PE, os integrantes do PEV, Henrique Panta, Beatriz Alves e Gláucia Kamila realizaram atividades junto aos canteiros de horta, com limpeza e remoção de ervas daninhas, adubagem e replantio.

Também participaram das ações no período Thalyta Brito, Gustavo Ramires, Amanda Alves, Quevin Santos, Thais Dantas, João Herbert, Gibson Nicácio, Ariadnny Leal, Cristiane Lima, Yasmim Ferreira, Amanda Ciriaco e Laisa Eduarda.

Por: Marcelo Alcântara
Categoria: Horta Agroecológica