IMPACTOS DA AGRICULTURA NO MEIO AMBIENTE

O caminho do desenvolvimento tem transformado o ambiente natural, levando impacto para fauna e flora dos ecossistemas, e qualidade de vida das populações humanas.

Além das indústrias e das cidades, a agricultura também interfere nesta mudança. O crescimento intensivo e indiscriminado do uso de agrotóxicos, além dos desmatamentos e uso intensivo e prolongado de monocultura, são fatores que prejudicam o meio ambiente, incluindo o próprio ser humano.

Na atualidade, o caminho que mais tem se discutido é uma via alternativa para o desenvolvimento sustentável. Um tipo de desenvolvimento com a minimização dos impactos sobre o meio ambiente, na busca por um ambiente equilibrado.

Um exemplo é o uso de substâncias naturais para prevenir pragas em substituição dos agroquímicos que causam vários danos. A água, por exemplo, pode ser usada de uma forma mais racional, com reaproveitamento ou irrigação por gotejamento.

Portanto, não procede a mentalidade de que para o desenvolvimento humano e a geração de alimentos é necessário degradar o meio ambiente. É necessário mudar nossas práticas produtivas e de consumo.

É necessário ser SUSTENTÁVEL.

Por Cláudio Noedhy e João Antônio
Categoria: Cuidado com os Agrotóxicos
Fonte: DEUS & BAKONYI, 2012.