SETE DICAS PARA REDUZIR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM CASA♻️♻

A coleta seletiva ajuda a proteger o meio ambiente e nos dá a opção de adotar práticas diárias mais sustentáveis. Todavia, em casa, podemos adotar estratégias eficazes para reduzir a geração de resíduos. Com o objetivo de ajudar nessa tarefa listamos sete dicas para serem usadas todos os dias. Confira:

  1. EVITE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
  2. Para o momento das compras, se antecipe e planeje o que é importante para atender as suas necessidades. Ainda, ao cozinhar, devemos levar apenas o que precisamos na panela. Fique atento, é muito importante usar frutas e vegetais ao máximo, reaproveite o que puder, incluindo cascas, folhas e caules que são ricos em Vitamina E.

  3. FIQUE DE OLHO NA QUANTIDADE DE PLÁSTICO
  4. Evite ao máximo usar sacolas plásticas, invista mais em sacolas reutilizáveis. Além disso, não jogue garrafas e sacolas na rua nem jogue plástico no lixo comum: destine-o para a coleta seletiva ou entregue em algum ponto de coleta.

  5. REAPROVEITE OS UTENSÍLIOS
  6. Utensílios que você possivelmente jogaria fora, podem se transformar em objetos de decoração criativos para decorar a sua casa. Porque afinal, reaproveitar pode dar um novo destino a algo que seria descartado. E existem muitas matérias-primas que podem ganhar um novo destaque com um pouco de criatividade, sem a necessidade de jogá-las fora.

  7. MENOS DESCARTÁVEIS E EMBALAGENS
  8. Em casa dê preferência aos itens com maior vida útil e fique atento à quantidade de embalagens que acompanham elas podem ser reutilizadas, principalmente ao optar pela compra de alimentos a granel e reabastecer as embalagens.

  9. MANTENHA O GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL
  10. Quantas roupas e sapatos você têm guardados? Uma mudança cairia muito bem, não acha? Uma dica é: Troque, venda, doe ou transfira tudo que você não precisa mais! O que não está sendo utilizado por nós pode ser muito útil para alguém

  11. VIDA LONGA AOS BRINQUEDOS
  12. Ensine as crianças a conservar os brinquedos desde pequenininhas, estimule a valorização e o sentimento de compartilhar, pois brinquedos que possuem uma grande durabilidade podem servir para outras crianças.

  13. COMPOSTE OS RESÍDUOS ORGÂNICOS
  14. Você sabe como criar sua própria horta e utilizar compostagem dos seus resíduos?
    Não? Então é uma boa oportunidade para você acessar o canal do Projeto Escola Verde no YouTube e ficar por dentro. A compostagem é excelente e produz fertilizantes para nutrir o solo em vasos e canteiros, com material totalmente orgânico.

Por Elissandra Micaela e Lílian Cardoso
Categoria: Coleta Seletiva
Fonte: Medium, 2016.