ATIVIDADE FÍSICA EM ÁREAS VERDES

A atividade física é um fator de proteção e promoção da saúde e está relacionada a inúmeros benefícios como a redução de peso, melhora cardiovascular, redução de doenças crônicas, diminuição do risco de morte prematura, entre outros.

Além disso, realizar atividades físicas regularmente é importante para revitalizar a saúde diante dos danos que a rotina estressante da atualidade causa nos indivíduos, sendo relevante aos três níveis de atenção à saúde, o primário, secundário e terciário.

Com o crescente aumento da construção de parques e praças públicas nas cidades, vem se valorizando a cada dia a utilização destes espaços para a prática de atividades físicas pela população em geral. Uma vez que esses locais são de fácil acesso e classificados como ambientes sociais de lazer e de manutenção da saúde.

Usufruir dos espaços públicos para a realização de atividades físicas faz com que se eleve a qualidade de vida da população, previna doenças, e aumente a socialização e a consciência ambiental dos indivíduos.

A prática de atividades físicas em áreas verdes e espaços públicos proporcionam a seus praticantes benefícios imediatos como normalização dos níveis de adrenalina e noradrenalina, dos níveis de glicose sanguínea e melhora na qualidade do sono; e a longo prazo como a diminuição da incidência de doenças músculo-esqueléticos, cardiovasculares e metabólicas.

Você prefere academia fechadas ou praticar atividade física em áreas abertas?

Comente aqui! Queremos ouvir sua opinião!

Fonte: Reis, 2017.
Por João Antonio e Claudio Noedhy