COLETA SELETIVA MOBILIZA FAMILIARES EM VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS

Com o propósito de realizar o manejo e descarte adequados de rejeitos recicláveis e não recicláveis, integrantes do Programa Escola Verde realizaram, em conjunto de amigos e familiares, ações de coleta seletiva em seus locais de moradia, nos municípios de Petrolina-PE, Recife-PE, Araripina-PE, Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA, Remanso-BA e Guarulhos-SP, impactando cerca de 150 pessoas, no mês de Outubro.

Um bom exemplo veio do discente, Pedro Antonio, que mobilizou sua irmã e seus sobrinhos para realizar coleta seletiva em suas residências, realizando uma atividade de educação ambiental por meio de vídeo-chamada, orientando sobre como fazer a prática apropriadamente, deixando registrado: “amei envolver meus sobrinhos junto comigo nessas atividades e ensiná-los, mesmo que à distância, sobre a importância em se promover Educação Ambiental”.

A estudante Laura Gonçalves envolveu toda sua família na atividade, que ela afirmou acontecer toda terça, quinta e sábado, dias em que separam os dejetos para recolhimento no município de Petrolina. Seu pai, Pedro da Nóbrega relatou que “Acredito que a separação de lixo é muito importante para facilitar a vida dos catadores e fazer bem de alguma forma para meio ambiente”.

O aluno Yuri Davi envolveu todo seu condomínio na ação, além de sua própria família, no município de Petrolina.

O papel fundamental da coleta seletiva é decorrente do fato que cada tipo de resíduo tem um processo específico de reciclagem, de forma que caso sejam todos misturados a reciclagem se torna mais cara e menos viável. Tendo isso em vista, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a implantação de coleta seletiva é obrigatória nos municípios. Com isso em mente, os alunos do PEV demonstraram como todos podem contribuir nesse sentido, de forma simples e sem gastos.

Participaram das atividades os integrantes do PEV Pedro Antonio, Laura Gonçalves, Bábara Alves, Yuri Davi, Gabriella Luna, Claudia Vanessa, Nivya Souza, Igor Alves, Igor de Souza, Hugo Andrade, Davi Campello, Mariane Cardoso, Erica Cristina, Carlos Daniel, Fabiane Macedo, André Neves, Ellen Rodrigues, Osnilton Gonçalves, Emily Ribeiro e Renata Rivelli.

Por: Marcelo Alcântara
Categoria: Coleta Seletiva