CÂNCER E TABAGISMO

O tabagismo é definido como uma doença crônica decorrente da dependência de nicotina consumida em subprodutos do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e muitos outros).

Dentre os diversos fatores ambientais de adoecimento e morte precoce, inclusive por câncer, o tabagismo é considerado como a MAIOR CAUSA EVITÁVEL.

O tabagismo está relacionado com diversas doenças do sistema circulatório, respiratório e também com vários tipos de câncer: leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe; câncer na cavidade oral; câncer de faringe; câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e, principalmente, câncer de pulmão.

Além do tratamento, o controle do tabagismo abrange a PREVENÇÃO, através de medidas educacionais e da proibição da comercialização do tabaco para menores de idade, e também a PROTEÇÃO ao proibir o ato de fumar em ambientes coletivos, o que evita que as pessoas entrem em contato com a fumaça da queima do tabaco.

Você está pensando em parar de fumar? Procure a unidade de saúde mais próxima e veja também informações do Ministério da Saúde.

Por: Augusto Marques e Ana Kívia
Fonte: INCA. Tabagismo. 2020. WORLD HEALTH ORGANIZATION. 2020.