Você conhece Calêndula?

Calendula é um género de plantas pertencentes à família Asteraceae, vulgarmente chamadas calêndulas ou maravilhas. Calêndula é nativa da África central e foi trazida e disseminada ao Brasil nos meados do século XVIII.

Conheça alguns benefícios da Calêndula:

Protetor solar
O óleo de calêndula pode ser uma opção de proteção solar. Um estudo feito em laboratório chegou à conclusão de que o óleo de calêndula tem propriedades Fator de Proteção Solar (FPS).

Feridas
O óleo de calêndula pode acelerar a cicatrização de feridas. Uma pesquisa concluiu que o uso de pomada de calêndula, junto com o tratamento padrão, acelerou o tempo de recuperação da episiotomia.

Acne
Algumas pessoas usam óleo de calêndula para tratar a acne. Um estudo feito em placas de petri mostrou que o extrato de calêndula pode ser útil no tratamento e prevenção da acne superficial. Você também pode tentar lavar o rosto usando óleo de calêndula.

Eczema
Um estudo descobriu que o óleo de calêndula pode ajudar a aliviar a dor da dermatite em pessoas que recebem radiação para o câncer de mama.

Assaduras
O óleo de calêndula também pode ajudar a aliviar assaduras causadas pela utilização de fraldas. Um estudo concluiu que a pomada de calêndula feita a partir do óleo da planta foi significativamente benéfica no tratamento de assaduras.

Psoríase
As propriedades curativas de feridas do óleo de calêndula podem torná-lo uma boa escolha no tratamento da psoríase, mas ainda não há nenhuma pesquisa sobre isso. Você pode tentar aplicar óleo de calêndula ou bálsamo na área afetada algumas vezes por dia.

Combate a retenção de líquido
Também é diurética, ou seja, pode combater a retenção de líquido. Entre outras consequências, a retenção de líquido provoca sensação de inchaço, por vezes nos levando a crer que ganhamos peso. Pode também acarretar no aparecimento de celulites.

Protege a saúde do coração
Não só, quando consumida nas quantidades apropriadas, a calêndula pode também ajudar a controlar o nível de colesterol no organismo. Por isso, é possível dizer que seu consumo protege a saúde do coração.

Protege o fígado
Segundo alguns estudos feitos em animais, o uso do extrato alcoólico de calêndula é capaz de proteger as células do fígado contra lesões causadas por pelo uso de alguns medicamentos, especialmente o acetominofeno.

Regula os níveis de açúcar no sangue
As flores de calêndula contêm compostos que parecem aumentar a sensibilidade do organismo à insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue se mantenham melhor controlados.

Alivia inflamações das mucosas
Devido à sua forte ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, a calêndula também pode ser usada para diminuir inflamações na boca, como aftas ou gengivite, assim como outras mucosas corporais.

Fortalece o sistema imune
A calêndula possui forte ação antioxidantes devido à sua composição rica em alcalóides, carotenoides e flavonoides, que são capazes de eliminar radicais livres e fortalecer o sistema imune.

Fonte: Parente et al, 2009.