JARDINAGEM: UMA PRÁTICA TERAPÊUTICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Jardinagem é uma prática na qual o cultivo de plantas tem como objetivo principal embelezar recintos ou locais abertos. Constitui, dessa maneira, uma forma ecologicamente correta de ornamentar locais e pode também ajudar promover a sensibilização para a preservação ambiental.

Com o propósito de embelezar suas residências e difundir a preservação ambiental entre seus familiares e visinhos, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), integrantes do Projeto Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental, promoveram práticas da jardinagem.

O resultado da ação pôde ser evidenciado pelos relatos dos organizadores e pela impactação de pessoas próximas. Pode-se afirmar que a jardinagem é uma atividade contagiante.

“Tirei 20 minutos do dia para regar e cuidar das plantas” disse Yan de Castro, ressaltando como uma atitude como essa pode ser importante, rápida e simples. “Realizei educação ambiental na medida em que várias pessoas que passaram na rua observaram minha atitude e espero que reproduzam em suas casas também” disse Gabriella Luna, que levou sua avó para ajudar no processo.

As ações registradas pelos integrantes do PEV ocorreram entre os dias 23 de Setembro e 10 de Outubro e impactaram cerca de 20 pessoas. Participaram das atividades de jardinagem os integrantes do PEV, Igor Viana, Isabela Leão, Davi Campello, Fernanda Gimarães, Gabriella Luna, Laura Ramalho, Joao Antonio, Yan de Castro, Gabriel Lucas e Cleonilde Bezerra.

Categoria: Jardinagem
Por: Alécio Farias