ANIMAIS DE RUA E TOXOPLASMOSE

Qual a relação entre Animais de rua e toxoplasmose?

Toxoplasmose é uma doença infecciosa, provocada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário microscópico do filo Apicomplexa, que tem os felídeos como hospedeiros definitivos e as outras espécies de mamíferos e as aves.

A toxoplasmose é adquirida na maioria dos casos por via oral. O gato é quem dissemina as formas do Toxoplasma gondii, pois um gato infectado chega a eliminar em torno de 18 milhões de cisto em cada evacuação e esses cistos podem sobreviver em torno de 2 anos no ambiente.

A toxoplasmose tem uma relação intrínseca com as condições socioeconômicas como saneamento, coleta do lixo etc. Bebês infectados antes do nascimento (chamado infecção congênita) podem apresentar defeitos congênitos, perda de visão, convulsões, incapacidade intelectual ou outras anormalidades.

Quais são os efeitos em adultos?

Os sintomas incluem dor muscular, febre e dor de cabeça, que podem durar semana, podendo a chegar convulsões e coma.

O papel da sociedade no combate à toxoplasmose se dá através do tratamento dos gatos e portadores do toxoplasma, pois são vetores da doença, além de higienizar as mãos antes do preparo de alimentos. Outro papel da sociedade é cobrar ao poder público melhorias nas condições socioeconômicas como saneamento básico.

Por: Thiago Reis e Júlia Ferraz
Fonte: NEVES, 2016.