RELAÇÃO ENTRE RESISTÊNCIA BACTERIANA E DESCARTE DE ANTIBIÓTICOS 💊🦠

Atualmente, a prescrição e consumo de medicamentos vem aumentando, sobretudo os antibióticos. O uso desse grupo de drogas, quando de maneira inadequada, gera inúmeros problemas socioambientais, tendo destaque a Resistência Bacteriana.

Isso ocorre quando bactérias entram em contato com o antibiótico por tempo e/ou concentração menor que a necessária para matá-la. Isso leva a seleção de um grupo de germes chamados de resistentes.

Estes antibióticos são cada vez mais utilizados na agricultura e na pecuária para combater germes dos mais diversos tipos, com consequências seríssimas sobre a saúde humana, animal e ambiental.

Quando esses medicamentos e rejeitos hospitalares são jogados em lixo comum, rede de esgoto, rios, córregos sem o devido tratamento causam também diversos problemas ambientais, como contaminação do solo, lençol freático e plantas que podem ter contato com as pessoas.

Descartar esses medicamentos de maneira adequada, fazer uso somente quando prescrito e não consumir produtos agrícolas que fazem uso desse tipo de produto para aumentar a produção.

Por: Adeildo Magalhães e Rebecca Leão
Fonte: FUENTEFRIA et al, 2008.