ESTUDANTES MOBILIZAM FAMÍLIAS PARA A COLETA SELETIVA

A coleta seletiva é uma estratégia ambiental para o manejo e descarte adequado dos diversos tipos de rejeitos sólidos em organizações, cidades ou residências, com vistas a sua reciclagem ou reutilização.

Foi com este propósito que integrantes do Projeto Escola Verde, em Petrolina-PE e Juazeiro-BA, tomaram a iniciativa e organizaram, em suas próprias casas e entornos, ações de promoção da coleta seletiva. Alguns separaram lixo orgânico de lixo comum, outros criaram sistemas de separação com denominações para cada coletor.

Os estudantes, junto com seus familiares, “botaram a mão na massa” e demonstraram na prática que é possível fazer a diferença com gestos simples e rápidos. As ações registradas ocorreram entre os dias 28/09/2020 e 10/10/2020.

A importante iniciativa teve por finalidade exercitar a cidadania ambiental e sensibilização de familiares, amigos e vizinhos para a necessidade de separar os rejeitos sólidos todos os dias. Cerca de 50 pessoas foram impactadas com as ações ambientais.“É muito bom para a natureza, esses restos de comidas podem ajudar as plantinhas.” – Brunna Alves (8 anos)

Um dos integrantes incluiu seus sobrinhos nas práticas de coleta seletiva, algo importante para o desenvolvimento de uma noção de preservação e respeito à saúde ambiental para as futuras gerações. “Amei envolver meus sobrinhos junto comigo nessas atividades e ensiná-los, mesmo que à distância, sobre a importância em se promover Educação Ambiental”, declarou Pedro Antonio.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Edilazia Silva, Pedro Antonio, Igor Figueira, Ariadnny Borges, Igor Alves, Bárbara Alves, Cláudia Vanessa, Laura Gonçalves, Gabriella Luna e Nivya Sousa.

Por: Alécio Farias
Categoria: Coleta Seltiva