O QUE É O OUTUBRO ROSA?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

No mundo, estima-se que uma em cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama, sendo 90-95% do desenvolvimento dos casos ligados a fatores ambientais, como alimentação e estilo de vida. Vários aspectos genéticos e ambientais, especialmente aqueles coexistentes, aumentam o risco de morbidade e mortalidade, como por exemplo a idade, fatores endócrinos e história reprodutiva.

Os fatores de risco ambientais são bem estabelecidos em estudos científicos, principalmente os que se referem ao tabagismo, a ingestão regular de bebida alcoólica (acima de 60g/dia), sobrepeso, sedentarismo, obesidade na pós-menopausa e exposição à radiação ionizante. Sendo assim, um estilo de vida saudável, como uma dieta equilibrada, prática de atividades físicas regulares, ajudam a melhorar o sistema imunológico e a prevenção primária da doença.

A adoção de uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais e leguminosas, que contém pouca carne vermelha, pouco sal e não consiste em consumo de carne processada, pode ajudar na prevenção do câncer. Além disso, produtos ricos em fibras são fontes essenciais de fitoestrogênios, substâncias capazes de reduzir o risco no desenvolvimento de neoplasias dependentes do sistema endócrino, especialmente o câncer de mama.

Por: Ana Kívia e Augusto Marques
Fonte: INCA. Fatores de risco para o câncer de mama. 2019.