CONHECENDO A USINA HIDRELÉTRICA DE SOBRADINHO (BA)

A usina hidrelétrica de Sobradinho tem função de gerar energia elétrica e regularizar parte dos recursos hídricos da região Nordeste. Ela está instalada no Rio São Francisco, nos municípios de Casa Nova e Sobradinho (BA), localizada a 40 km das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Estimular as crianças a conhecerem a crise hídrica que afeta a barragem e a produção de energia elétrica, contribui para formação de indivíduos mais comprometidos com o futuro social e ambiental em que estão inseridos.

Realizar visitas técnicas dinâmicas que complementem os conteúdos dados em sala de aula desperta nos alunos um interesse maior pelo tema, além de estimular o senso crítico e de responsabilidade com o meio socioambiental em que vive.

Com estes objetivos, no dia 19/11/2019, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram com a turma do 9º ano da Escola EM Julia Elisa Coelho, localizada em Petrolina, uma visita técnica a Usina Hidrelétrica de Sobradinho da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). Onde foram apresentadas a história e a importância do funcionamento das instalações para o desenvolvimento da região, além de conhecerem a casa de maquinas, geradores, turbinas, compotas e o vertedouro de perto.

Participaram da ação cerca de 30 pessoas, entre alunos, professores, e os integrantes do PEV, Clayton Amorim e Izadora Gomes. Além do técnico da Chesf que acompanhou a visita.

Por Letícia Duarte
Categoria: Visita Técnica