ILHA DO FOGO É PALCO DE COLETA SELETIVA

Os impactos negativos causados ao meio ambiente pelas ações dos seres humanos têm sido graves e complexos. Para diminuir esses danos é preciso a realização de práticas que estimulem a educação ambiental da sociedade.

O lixo produzido pelas comunidades tem diferentes composições, causam diversos impactos ao ecossistema e à saúde humana. A coleta seletiva é o primeiro passo para que esses resíduos tenham uma destinação correta, além de ser uma ferramenta importante de Educação Ambiental na busca pela sustentabilidade.

Dar a destinação correta ao lixo reduz a extração de recursos naturais com a reciclagem de produtos, diminui a poluição do ar, solo e água, melhora a limpeza da cidade, previne enchentes e colabora com a renda das famílias de catadores.

Com o propósito de promover a educação ambiental e mudanças de hábitos para a população da região do Vale do São Francisco, a equipe do Programa Escola Verde (PEV) desenvolveu no dia 07/12/2019, atividades de Coleta seletiva na Ilha do Fogo, localizada no Rio São Francisco, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

A atividade impactou cerca de 20 pessoas que estavam no balneário, e se baseou na coleta e separação dos resíduos sólidos encontrados no local, que é uma área de lazer com grande fluxo de pessoas nos finais de semanas, e costuma gerar um grande acumulo de lixo.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Andreza Lima, Aylla Castro, Bianca Santana, Danilo Souza, Fernando Silva e Victor Lins.

Por Letícia Duarte
Categoria: Coleta Seletiva