PRESERVAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

O rio São Francisco é o maior e mais importante rio do Nordeste do Brasil, ele atravessa cinco estados e abrange grande parte do semiárido, passando pelos biomas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

É um rio que possui grande importância social, econômica e cultural para os territórios que banha. É utilizado para abastecimento de água, navegação, irrigação, pesca e transporte.

Conhecer mais sobre o ambiente local e os recursos hídricos da região em que vivem pode ser um passo importante para formar crianças engajadas, responsáveis e críticas das práticas socioambientais que degradam o meio ambiente, entendendo a importância desses recursos para os seres humanos.

Pensando nisso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram no dia 02/12/2019 uma atividade sobre o rio São Francisco, na Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, localizada em Juazeiro (BA). A ação consistiu na apresentação de curiosidades, lendas e informações sobre os recursos hídricos da região, através de vídeo, palestra e debates.

Participaram das atividades cerca de 30 alunos das turmas do 4º Ano e Acelera, professores e os integrantes do PEV Adzamara Rejane, Caroline Borges, Larissa Vieira e Sara Pereira.

Para Evely, estudante do 4° Ano, “Gostei muito da aula de hoje. Gostei muito das histórias das lendas do rio”.

Por Letícia Duarte
Categoria: Recursos Hídricos