DESMATAMENTO É TEMA DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Um dos maiores desafios ambientais enfrentados atualmente é o desmatamento. A retirada da cobertura vegetal e exploração de recursos naturais acontece desde o início da civilização humana e vem aumentando ao longo dos anos de desenvolvimento da sociedade.

O desmatamento devasta florestas, compromete o equilíbrio do planeta, perda da biodiversidade, erosão do solo, extinção de rios, efeitos climáticos, desertificação e perda dos recursos naturais, afetando também a economia e a sociedade humana.

No Brasil, a preocupação com o desmatamento se tornou ainda mais grave nos últimos anos, com recordes no número de crimes ambientais envolvendo recursos naturais.

Tornar as crianças e jovens do país conhecedores das causas e efeitos dos problemas ambientais devido o desmatamento sistêmico e ilegal, pode ser um fator multiplicador de novos hábitos, como a prática da arborização. Possibilitando a formação de indivíduos comprometidos com o meio ambiente e responsáveis com as práticas de conservação e preservação do bem valioso: sua própria sobrevivência com qualidade de vida e sustentabilidade.

Nesse sentido, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram no dia 25/11/2019 uma atividade de apresentação da problemática do desmatamento para alunos da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, localizada em Juazeiro (BA). A ação consistiu na exibição do filme Lorax e uma atividade prática de elaboração de cartazes para sensibilização de outras pessoas contra o desmatamento ilegal e criminoso.

Participaram da atividade cerca de 30 pessoas, entre alunos, professores e os integrantes do PEV Adzamara Rejane, Alisson Oliveira, Caroline Borges, Larissa Vieira e Sara Pereira.

Para Everton, aluno da escola, “foi muito legal, gostei muito do filme e da mensagem”, afirmou.

Por Letícia Duarte
Categoria: Arborização