REUTILIZAÇÃO DE REJEITOS SÓLIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O desperdício de resíduos sólidos descartados incorretamente no meio ambiente causa graves problemas para o equilíbrio socioambiental. Uma forma de reaproveita-los é promovendo a reciclagem, que além de uma prática de reaproveitamento de materiais, é uma ótima maneira de promover Educação Ambiental.

Despertar de maneira dinâmica e eficiente a responsabilidade ambiental em crianças e jovens é um importante passo na busca por uma vida sustentável.

Nesse sentido, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram duas atividades de reciclagem em instituições do Vale do São Francisco, reutilizando materiais que poderiam ser jogados no lixo, mas que foram transformados em produtos de potencial utilidade.

Participaram das ações cerca de 40 pessoas, entre alunos, professores, a orientadora coordenadora do PEV em Salgueiro (PE), Maria Conceição, além dos demais integrantes do PEV Rogério Rodrigues, Luciana Alves e Rafaela Dias.

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

No dia 27/11/2019 a ação foi desenvolvida com as crianças que fazem parte do Projeto Sobradinho. A atividade se baseou na confecção de árvores e enfeites de natal com materiais recicláveis como garrafa pet, rolo de papel higiênico e lata de leite. Participaram 12 crianças.

Já no dia 06/11 foi realizada uma Oficina de artesanato de materiais recicláveis durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Federal campus Salgueiro. A atividade foi desenvolvida a partir da reutilização de rolos de papelão, peças de tecidos, enfeites, acessórios de roupas e cintos em desuso. Cada participante criou uma peça com os materiais disponibilizados.

Por Letícia Duarte
Categoria: Reciclagem