ATIVIDADES DE HORTA AGROECOLÓGICA EM PIRITIBA (BA)

A busca por uma vida sustentável e saudável andam juntas, pois o que faz bem ao meio ambiente, faz bem a saúde do ser humano. Realizar práticas que contribuam para um mundo mais verde e confortável pode nos favorecer de várias formas.

Um exemplo é a implantação de hortas agroecológicas que podem contribuir com benefícios, como reduzir a dependência de insumos que venham de outras propriedades, diversificar a produção, economia financeira, utilização com eficiência e racionalização os recursos hídricos e produzir alimentos saudáveis livres de agrotóxicos.

Pensando nisso, integrantes do Curso Especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar, do Programa Escola Verde (PEV), realizaram no dia 30/03/2020 melhorias e conclusão da implantação de horta agroecológica em uma horta residencial no bairro Aymoré, no município de Piritiba (BA). A ação faz parte das atividades da disciplina da pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASf), com o acompanhamento da professora Nair Dahmer, integrante do projeto.

A atividade teve como título “Alimentação saudável e ajuda às polinizadoras: hortaliças, erva-doce e girassóis” e foi realizada pelas alunas Maiane Santana e Paloma Ribeiro com o intuito de contribuir para uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos, levando em conta o papel essencial das abelhas na polinização.

A ação contou com limpeza, preparaçãodo terreno, adubação da terra e plantio de sementes de hortaliças, como erva-doce, girassol, coentro, cebolinha e alface.

Por Letícia Duarte
Categoria: Horta agroecológica