REAPROVEITAMENTO DE RESTOS DE ALIMENTOS PARA COMPOSTAGEM

A compostagem reutiliza resíduos orgânicos que seriam jogados no lixo para servir como adubo para as plantas. Realizar atividades de compostagem é importante porque evita que materiais orgânicos se misturem a outros resíduos dificultando a reciclagem dos mesmos e produzindo substâncias tóxicas que podem fazer mal ao meio ambiente e aos seres humanos.

Nesse sentido foi que integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram no dia 10/03/2020 atividades práticas de Compostagem junto ao viveiro do programa, situado no Campus de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina (PE).

As ações realizadas consistiram em coletas de restos de alimentos no Restaurante Universitário (RU) do campus e utilização no experimento de Compostagem de Fosso do PEV. Além de uma limpeza e preparação do terreno.

O experimento deverá ser replicado em escolas e comunidades, além de fornecer um Protocolo de Análise de Dados e Indicadores sobre sua eficiência.

Participaram das ações os integrantes do PEV Luiz Gustavo, Edimário Neres, Izadora Gomes e Thaís Santos.

Por Letícia Duarte
Categoria: Compostagem