PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E AMBIENTAL EM UBS

A saúde mental é primordial para o bem estar do indivíduo no ambiente social. Estar preparado mentalmente para equilibrar os impactos negativos e positivos das ações e situações da vida é essencial para a qualidade de vida.


Assim como a saúde física, a mental precisa de cuidados e atenção, pois ela é uma parte importante na manutenção de funções orgânicas do nosso corpo e da saúde coletiva e ambiental. Os cuidados que o indivíduo deve ter com a saúde mental e ambiental são primordiais para o desenvolvimento de tarefas pessoais e profissionais do dia a dia.


Nesse sentido, foram realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Josefa de Souza Coelho, localizada em Petrolina (PE), entre os dias 27/01 e 03/02/2020 atividades de promoção ao cuidado da saúde mental e ambiental.


As ações foram realizadas por funcionários da AME, residente do curso de medicina. O integrante do PEV, Roberto Fábio, enfatizou as Doenças de causas ambientais como a depressão, ansiedade e síndrome de Bornout.


A ação mobilizou cerca de 20 pessoas da equipe da UBS, as quais experimentaram dinâmicas e atividades lúdicas relacionadas com os temas, além da montagem de um jardim de autocuidado, simbolizando a atenção que o cuidador deve ter também com ele mesmo.


Por Letícia Duarte
Categoria: Saúde ambiental