PRODUÇÃO DE SABÃO COM ÓLEO REUTILIZADO

Nas cozinhas de restaurantes, bares, hotéis e residências é comum que o óleo usado seja descartado de forma incorreta na rede de esgoto, causando grandes transtornos com o entupimento da tubulação. Despendendo do destino final da rede, essa ação pode prejudicar a água, o solo e o ar, causando riscos à saúde dos animais, dos homens e ao meio ambiente.


Para que o descarte incorreto não ocorra, é preciso que sejam realizadas ações de sensibilização para coleta seletiva do óleo e reaproveitamento destes produtos. Uma das maneiras é a transformação do óleo queimado em sabão caseiro.


Nesse sentido, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram no dia 07/01/2020 uma Oficina de produção de sabão com uso de óleo residual de cozinha no IF-Sertão PE, Campus de Floresta (PE). A atividade tem como objetivo ser replicada pelos participantes em outras turmas.


Participaram das atividades o professor Thiago Bernadino e o integrante do PEV, Clistenes Amorim.


O Professor Thiago Bernadino, participante da ação disse que “é interessante devido a praticidade e a sustentabilidade da questão ambiental”.


Por Letícia Duarte
Categoria: Reciclagem