VISITAS TÉCNICAS PARA PRESERVAÇÃO DA CAATINGA

Conhecer a vegetação e os animais da Caatinga é um grande passo para sensibilizar a população para a importância da sua conservação. Sobretudo porque muitas pessoas que moram na região não tem noção da sua relevância. Por isso, discutir temas como a sua diversidade, clima, suas características e formas de convivência com o semiárido são assuntos que deve ser pautados pelas diferentes disciplinas escolares.

Realizar Visitas Técnicas com os alunos a locais que disseminam essas práticas é uma atividade de grande valor didático e pedagógico, pois os alunos participam de forma mais eficiente e com mais interesse.

Neste sentido,  o Programa Escola Verde (PEV) realizou visitas a duas instituições esse mês, com duas escolas da rede pública do Vale São Francisco, impactando cerca de 60 alunos.

Participaram das ações as integrantes do PEV, Elayne Lemos e Joyce Dávilla.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 13/11/19 a visita ocorreu no Parque Zoobotânico da Caatinga, com a participação de 35 alunos da Escola Municipal Prof. Anézio Leão, em Petrolina-PE, juntamente à professora Mirtes, o auxiliar Tiago e o coordenador Lourival. Durante a visita foram feitas algumas observações sobre os animais e a vegetação do local.

“Amei a atividade e os alunos também amaram”, comentou a professora Mirtes.

Já no dia 22/11 a visita aconteceu no Centro  de  Manejo  da  Fauna  da Caatinga (CEMAFAUNA), juntamente com a participação de 25 crianças da Fundação Lar Feliz, de Juazeiro-BA, em parceria com o projeto do Prof. Diego, “O ensino de ciências como ferramenta de interdisciplinaridade”.

As crianças assistiram à palestra sobre a diversidade dos animais na caatinga e fizeram incursão ao Museu da Fauna, do CEMA. Em seguida, a orquestra da fundação, composta pelos alunos, realizaram um apresentação artística.

Por Paloma Cristina
Categoria: Visita técnica.