ARBORIZAÇÃO DO PEV MOVIMENTA PETROLINA-PE

O ato de arborizar espaços sub-utilizado além de ser uma ferramenta de educação ambiental bastante eficaz, ainda colabora para ampliar os ambientes verdes essenciais para o equilíbrio de meio ambiente e para a saúde física e mental da população.

Desenvolver ações com essa temática em escolas tem ainda outras vantagens, como florescer o instinto de solidariedade entre os alunos e de cuidado com o espaço que é usufruído por todos, pode colaborar para experiênciar conhecimentos de sala de aula.

Foi por esses propósitos que o Programa Escola Verde (PEV) desenvolveu cinco atividades de arborização em escolas e comunidades da cidade de Petrolina-PE, em outubro e início de novembro, mobilizando 105 alunos, professores e moradores da região.

As ações consistiram em atividades de sensibilização, com práticas e repasses de informações com o auxílio de slides, onde foram apresentados alguns aspectos da arborização e seu manejo correto, além de distribuição de materiais informativos sobre o tema. A parte prática foi marcada pela preparação do terreno e a plantação de mudas frutíferas e de espécies nativas da Caatinga como, a aroeira, mangueira, cimenteira, pau-ferro, dentre outras.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Maria Correia, Mávani Lima, Caroline Lamenha, Kezia Lima, David Pereira, Valdeuza Rodrigues, Luiz Gustavo e Edimario Neres.

ESCOLAS E COMUNIDADES ENVOLVIDAS

No dia 08/11/19 a comunidade movimentada foi o bairro Antônio Cassimiro, onde foram plantadas mudas de Ipê Rosa e Catingueira, com a ajuda de alguns moradores.

No mesmo dia houve também mobilização sobre o tema na Escola Estadual Antônio Cassimiro, ocasião em que foram plantadas mudas com o auxílio de aproximadamente 10 alunos.

Em 08/11 e 25/10 aconteceram sensibilização e práticas  na Escola Ariano Sassuna, com a participação de aproximadamente 90 alunos do fundamental I e II. Ocorreram apresentações sobre o assunto e o plantio de mudas de Mangueira e Ipê Amarelo.

“Foi muito bom esse projeto que vocês vieram implementar aqui na escola, na nova Escola Ariana Suassuna. Obrigada!”, comentou a professora, Luiza Primo Rabelo.

Ocorreu também mobilização junto a comunidade do bairro Jardim Maravilha, onde foram plantadas mudas com a ajuda dos moradores.

Por Paloma Cristina
Categoria: Arborização.