PEV REALIZA AÇÕES DE COMPOSTAGEM COM LIXO ORGÂNICO

A compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica em adubo, ela é muito importante para o meio ambiente, pois, os rejeitos orgânicos, geralmente, são descartados de maneira incorreta em rios, lixões e ruas, e o processo de produção dos compostos recicla esse material, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e a disseminação de vetores patogênicos. 


Pensando nisso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram atividades de compostagem na área de viveiro do projeto e em uma escola da região do Vale do São Francisco. Foram realizadas duas ações de compostagem que envolveram atividades teóricas e práticas e mobilizaram cerca de 30 pessoas, entre alunos e professores. Participaram os integrantes do PEV, Luiz Gustavo, Edimário Neres, Izadora Gomes, Brunara Evely e Roberto Fábio. 


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 


No dia 05/11/2019 foram realizadas ações sobre Compostagem na Escola Professora Zélia Matias, localizada em Petrolina-PE. A apresentação foi realizada para cerca de 30 alunos e professores de duas turmas do 5º Ano e alguns professores. Todos foram bastante participativos e mostraram grande interesse pelos temas abordados. 


A ação no dia 30/10 foi realizada na Área de Compostagem próxima ao Viveiro do PEV, localizado no Campus de Ciências Agrárias (CCA), da Univasf, também em Petrolina-PE. As atividades consistiram na limpeza e ampliação da área, além do vedamento de dois fossos experimentais da compostagem com terra e a reestruturação do espaço para implantação de um experimento com 3 canteiros para Horta Agroecológica usando o material orgânico produzido. 


Por Letícia Duarte 
Categoria: Compostagem