AÇÕES DE ARBORIZAÇÃO MOBILIZAM ESTUDANTES E PROFESSORES

Conhecer o ambiente em que vivemos é fundamental para uma melhor qualidade de vida. Na escola temos disciplinas básicas que deveriam nos ensinar os princípios mais importantes do meio ambiente em que vivemos, sempre relacionando aos conteúdos didáticos.

Conhecer sobre o que está em nosso entorno nos torna indivíduos críticos, comprometidos com as causas ambientais. Apesar de temos no Brasil um bioma exclusivo e rico de espécies únicas de animais e plantas, poucas pessoas conhecem e se interessam, realmente, pelo que pode ser encontrado no Bioma da Caatinga.

Pensando nisso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram essa semana, em 3 escolas do município de Petrolina-PE, ações de Arborização que mobilizaram em torno de 100 pessoas.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Clayton Amorim, Clistenes Amorim, Edimário, Elayne Lemos, Maria Felicidade, Mávani Lima, Thais Santos e Valdemar Junior.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Integrantes do PEV realizaram na Escola Estadual Otacílio Nunes, no dia 22/10/2019 com as turmas do 2º Ano, atividades de sensibilização sobre arborização. Na ocasião o alunos puderam tirar suas dúvidas quanto as plantas da Caatinga e plantio de mudas, além de terem sido apresentadas as iniciativas do PEV e do Projeto Arte e Sertão, desenvolvido na escola. Participaram da ação cerca de 20 pessoas, entre alunos e professores.

Já no dia 18/10 as atividades de arborização foram realizadas com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Otacílio Nunes, onde foi realizado o plantio de mudas de espécie nativa da Caatinga, além de Oficina com a participação de cerca de 30 alunos.

No dia 16/10, integrantes do PEV realizaram na Escola Municipal Anézio Leão, atividades lúdicas a partir das quais foram evidenciadas as características das plantas da Caatinga. A sala foi dividida em equipes, de cada equipe foi escolhida uma pessoa para desenhar uma planta ou um animal da Caatinga. A atividade contou com a participação de cerca de 30 alunos e a professora Mirtes Silva, responsável pela turma.

No dia 03/10/2019 a atividade de sensibilização ocorreu na Escola Municipal Eurídice Dourado, Petrolina-PE, com a participação de cerca de 20 alunos, que foram apresentados a espécies de plantas da Caatinga durante a mobilização.

Por Letícia Duarte
Categoria: Arborização