AMBIENTALIZAÇÃO DE ESCOLAS

Inserir a Educação Ambiental nas escolas de forma continua e interdisciplinar é de suma importância, pois potencializa e contextualiza as aulas  dos professores,  além de agregar aos alunos senso de responsabilidade,  crítico e ético, com o meio em que estão inseridos.

O Programa Escola Verde é um dos grandes disseminadores dessas práticas na região, desenvolvendo atividades com foco na educação ambiental em escolas, inclusive realizando trabalhos de sensibilização com os professores e gestores.

As ações de Ambientalizacão do PEV ocorreram em duas escolas da rede pública do Vale do São Francisco, impactando aproximadamente 40 pessoas entre, gestores, professores e outros funcionários das instituições participantes.

As atividades consistiram na apresentação do PEV, sua metodologia e a sua finalidade. Também foram abordadas a Lei da Educação Ambiental (Lei Federal 9.795), a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e a Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA).

Após as apresentações ocorreram  discussões, com a participação dos professores, sobre os aspectos filosóficos e jurídicos da sociedade em relação ao meio ambiente, a fim de sensibilizar e, consequentemente, capacitar os docentes para a necessidade de mudanças institucionais nas escolas para a formação de sujeitos engajados e solidários.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Valdemar Júnior, Sheldon Marques e Cláudia Regina.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 16/10/19 A ambientalização aconteceu na Escola Municipal Wilma Wzely, em Petrolina-PE, com a participação da diretora, vice-diretora e professores, onde foi discutido o tema educação ambiental e apresentado o PEV e algumas leis ambientais.

Já no dia 09/10 a instituição visitada  foi a Escola Hildete Lomanto, localizada em Juazeiro-BA, onde foi apresentados os temas da Ambientalização para 30 pessoas, entre elas, membros da escola, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente do município, o Secretário de Resíduos Sólidos da SAAE e um professor da Super Data.

Por Paloma Cristina
Categoria: Ambientalização.