PEV COLABORA COM EVENTO AMBIENTAL

A Biologia é o estudo da vida, se dedicando a pesquisar sobre as plantas, os animais e suas relações com o mundo onde habitam.

Os conhecimentos desenvolvidos com esta ciência são importantes porque através deles podemos entender melhor o funcionamento do nosso corpo, dos ecossistemas e o meio ambiente em geral.

Com o intuito de divulgar os estudos e pesquisas realizadas no âmbito acadêmico e envolver a comunidade externa em atividades da Universidade, integrantes do Programa Escola Verde juntaram-se a professores e alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE, entre os dias 9 e 12/10/2019, na organização da I Mostra de Integração e Conhecimento da Biologia da Univasf (MICBio).

Além de aproximar a população da universidade, o evento também, ressaltou a importância da educação ambiental, trazendo conhecimentos relacionados a esse tema para a comunidade de Petrolina-PE e região.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No dia 12/10/2019 foram realizadas visitas ao Parque Municipal Josefa Coelho, Petrolina-PE, as visitas foram feitas à tarde e mobilizaram cerca de 200 pessoas, onde conheceram o Parque Sensorial, o Viveiro Municipal e várias espécies de plantas nativas da região.

De acordo com a Professora do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (PREVUPE), Bruna Cavalcante, 22 anos, “Expor as infinitas possibilidades e tudo que a universidade tem produzido de conhecimento, com a proposta de melhorar as relações socioambientais mostra que a universidade ainda tem compromisso e transparência com a extensão e a aplicabilidade do que foi produzido”, defendeu.

No dia 10/10/2019 foi a vez do evento receber na Univasf a visita de cerca de 100 alunos e professores de quatro escolas da região e uma escola da cidade de Santa Cruz (PE), oportunidade em que conheceram o CEMAFAUNA, o NEMA, CRAD e os laboratórios do Campus, onde são desenvolvidas atividades de caráter socioambiental.

Para a aluna da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), Giovanna Silva, 18 anos, “o projeto foi uma experiência incrível, foi tudo muito novo. E faz ver o quanto o curso é lindo. Amei a iniciativa, continuem tentando trazer a universidade para mais perto dos alunos de escolas públicas. Isso é importantíssimo”, observou.

Fizeram parte da comissão organizadora do evento, as integrantes do Projeto Escola Verde (PEV), Aline Bezerra, Mikaele Santos e outros integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental, do PEV.

Por Letícia Duarte
Categoria: Mobilização Ambiental