AÇÕES DE AMBIENTALIZAÇÃO DEBATEM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Uma das ferramentas para promoção de uma relação mais equilibrada entre o ser humano e o meio ambiente, é a Educação Ambiental. A qual poderá contribuir para a formação de sujeitos participativos, críticos e que praticam a sustentabilidade em suas ações cotidianas. Através de processos educativos o individuo e a sociedade desenvolvem valores sociais, conhecimentos e habilidades, formando indivíduos comprometidos com o futuro do planeta.

Com a finalidade de promover educação ambiental nas escolas da região do Vale do São Francisco, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram no mês de setembro, quatro ações de Ambientalização, junto a cerca de 90 alunos e professores de três escolas públicas do Vale do São Francisco.

As atividades consistiram em apresentação de questões do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.096) e sua relação com as problemáticas socioambientais. Também foi abordada a lei da Educação Ambiental (9.795/99), a formação do PEV e sua atuação nas escolas e a importância de ter professores de diversas áreas do conhecimento participando da ações nas escolas e comunidades junto das ações de educação ambiental.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Valdemar Júnior, Luiz Gustavo, Renata Andrade, Clayton Amorim e Sheldon Marques.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Em Petrolina-PE, ocorreram ações de Ambientalização no dia 30/09/2019, nas escolas CMEI Teresa Brennand Coelho, Escola Municipal Ariano Suassuna e Escola Irmã Maria Eurídice Dourado. Foi apresentado o PEV, as ações e sua importância. Participaram da ações cerca de 60 pessoas, entre alunos, professores e gestores das escolas.

No dia 27/09/2019 foi a vez da Escola Raimundo Medrado Primo, localizada em Juazeiro (BA), receber as atividades do PEV. Na oportunidade foram abordados o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente e sua relação com os temas ambientais. A mobilização contou com a participação de cerca de 30 alunos e professores.

Por Letícia Duarte
Categoria: Ambientalização