PERIGO DOS AGROTÓXICOS É TEMA DE PALESTRA DO PEV

O uso excessivo e incorreto dos agrotóxicos causam vários impactos ao meio ambiente e também à saúde humana, por causa da sua forte toxicidade, podendo causar alergias respiratórias, arritmias cardíacas, câncer, dentre outras enfermidades.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, dentre as causas primárias das doenças estão as diversas formas de degradação do meio ambiente, em especial decorrentes do uso de agrotóxicos, como a contaminação do solo e dos recursos hídricos, a intoxicação dos animais e o desaparecimento de algumas espécies de insetos.

Por causa do seu grande risco e a falta de informação da sociedade sobre o assunto, o Programa Escola Verde realizou no dia 27/09/19 uma palestra com a temática na Escola Estadual Humberto Soares, em Petrolina-PE, impactando cerca de 120 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários.

A ação abordou temas como, os agrotóxicos nos alimentos, os danos a saúde humana e de animais, sendo ainda debatido o seu uso no Brasil, bem como maneiras para evitar a exposição desses produtos nos alimentos, inclusive já apresentando alternativas e soluções como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sendo demonstrada seu uso através do boneco mascote do projeto Pevenildo e a construção de hortas agroecológicas, a construção de composteiras, que são alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo PEV.

“Eu achei super importante saber sobre os riscos dos agrotóxicos, mas as pessoas não se importam com a gravidade que os riscos podem trazer mil e uma doenças, e continuam tendo atitudes sem pensar na população. Foi muito importante pra gente a palestra” comentou a estudante, Ariane Mota.

O evento foi desenvolvido pelos integrantes do PEV, Thiago Lacerda e Elisio Costa em parceria com a professora de Biologia, Thamires Pereira.

Por Paloma Cristina
Categoria: Cuidado com os agrotóxicos.